Por quê o Blog?

O Blog foi criado como parte de avaliação da disciplina de Processamento de Dados. O tema é Dispositivos de Entrada e Saída.
Você pode estar se perguntando, este tema será útil em minha vida? Uma coisa podemos responder: Pode não ser útil, mas é muito interessante e também uma forma de se obter mais conhecimento.
Fica a dica! Sejam bem-vindos.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Pen Drive


Se pararmos pra pensar, quem precisa ainda de CD/DVD para armazenar arquivos? Eu pelo menos não, nem sei o que seria dos meus arquivos sem um bendito pen drive, tem gente que leva a sua "vida" dentro daqueles GB, eu sou uma delas!



O pen drive (ou "flash memory" ou "memory key") é uma espécie de disco rígido portátil, com capacidade de armazenamento de dados muito superior à de um disquete ou de um CD. Os primeiros modelos tinham a aparência de uma pequena caneta ( em inglês, pen) o que originou esse apelido.

Como é pequeno e pesa poucas gramas, pode ser confundido com um isqueiro ou um pingente. Mas a verdade é que pode levar uma biblioteca inteira gravada.

Possui uma série de configurações, e a sua capacidade está em franco desenvolvimento. Assim, no final de 2005, já eram comuns os de 1 GB.

O modelo com menor capacidade dearmazenamento, 32 MB, equivale a 22 disquetes. Os mais potentes podem carregar sistemas operacionais inteiros, diversos textos, apresentações, fotos, músicas e filmes.

O uso do pen drive vem se tornando muito comum pois permite levar no bolso o que necessitaria de dezenas de disquetes ou de alguns CDs. Assim, facilita levar os dados de um computador para outro, com segurança.

A utilização é fácil. Basta conectar em uma porta USB e o equipamento é reconhecido por qualquer sistema operacional, mas sob o Windows 98 é necessário instalar um driver, que deve ser procurado no site da empresa fabricante.

Há modelos que parecem um canivete suíço hi-tech. Além de ser um porta-arquivos, podem tocar músicas em MP3, funcionar como bloco de notas, ter rádio FM e agenda de telefone.

Fonte: http://www.ufpa.br/dicas/mic/mic-e-s.htm

4 comentários:

  1. Com certeza o pen drive veio para revolucionar e o seu uso é totalmente indispensável hoje em dia. Mas todos temos que ter cuidado com os vírus que neles se instalam e podem danificar nosso computador.

    ResponderExcluir
  2. O pen drive é sim um dispositivo de dados que veio facilitar muito aqueles que necessitam desse dispositivo. Quem não se lembrar do disquete, que tem uma memória baixa e era preciso mais de um muitas vezes. O pen drive hoje dependendo de sua capacidade só é necessário um.

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro bem, Aliziane... risos. O pen drive é uma mão na roda! ^^

    E p/ quem precisa transportar arquivos pesados e trabalha com programação (ou coisas do tipo), pode optar por um HD externo/portátil. Já pensou 1TB disponível? =]

    ResponderExcluir
  4. não da mais para se virar sem pen drive...
    ou pelo menos algum tipo de dispositivo tão bom quanto ele... para mim sua maior vantagem é a capacidade de armazenamento (grande) e o seu tamanho! uma das melhores invenções na minha opinião!

    ResponderExcluir