Por quê o Blog?

O Blog foi criado como parte de avaliação da disciplina de Processamento de Dados. O tema é Dispositivos de Entrada e Saída.
Você pode estar se perguntando, este tema será útil em minha vida? Uma coisa podemos responder: Pode não ser útil, mas é muito interessante e também uma forma de se obter mais conhecimento.
Fica a dica! Sejam bem-vindos.

sábado, 20 de março de 2010


Informática

Novo computador consegue ler mentes

11 de março de 2010

Um computador desenvolvido por especialistas britânicos tem impressionado a comunidade científica ao realizar funções complexas como ler mentes. A máquina consegue "adivinhar", por exemplo, o nome de um filme, caso uma pessoa pense em até três títulos.

O leitor de memórias foi desenvolvido por pesquisadores da University College London, na Grã-Bretanha. Os cientistas pediram para que algumas pessoas assistissem a três filmes curtos e, em seguida, o cérebro de todos eles foi "escaneado".

O exame mostrou aos especialistas que o cérebro de cada um dos participantes respondeu de maneira particular a cada um dos filmes, iluminando-se de forma diferente. Dessa forma, os cientistas conseguiram criar um software capaz de identificar diferentes padrões.

Em seguida, os cientistas solicitaram aos voluntários que pensassem nos vídeos novamente, de modo que o computador pudesse tentar identificá-los. A máquina, em 45% das vezes, conseguiu dizer o nome de um dos filmes.

"Nossa lembranças são armazenadas na memória em padrões regulares", disse Martin Chadwick, pesquisadora que liderou o estudo britânico, publicado nesta quinta-feira na revista especializada Current Biology.

Martin ressaltou ainda que esse é um passo importante na busca por um verdadeiro leitor de mentes.

O levantamento, que foi financiado pela Wellcome Trust, foi focado no hipocampo, uma pequena área do cérebro que desempenha um papel crucial no ato de imaginar acontecimentos futuros, além de atuar no que diz respeito a memória.

As conclusões da pesquisa também podem ter importantes implicações médicas e ajudar especialistas no tratamento do Mal de Alzheimer e derrame.


http://veja.abril.com.br

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. No meu ponto de vista esta matéria tem mais haver com processamento de dados,
    pois é um software capaz de identificar diferentes padrões e assim chegar a um resultado.

    lembrando que para processar dados, primeiramente fazemos a pesquisa, onde obtemos os dados,
    posteriormente analizamos os dados obtidos, com isso chegamos a um resultado!

    Dados → Processamento → Resultado: Informação.


    XD

    ResponderExcluir
  3. Sim, porém o professor disse que todo assunto relacionado a computador-internet que possa vir a adicionar alguma coisa ao nosso próprio grupo ou a outro e qualquer grupo é válida.

    ResponderExcluir
  4. é uma pesquisa muito interessante, mas, não concordo que este computador "leia mentes".
    Creio que o cerebro humano segue padrões de funcionamento e de reação.
    como foi dito, foi pedido para as pessoas assistirem 3 tipos de filmes diferente, com isso o modo de reação ,de determinada situação visual e auditiva, do cerebro deve seguir padrões. Assim com esse "escaner" pode-se "advinhar" qual filme ou tipo de filme que a pessoa estava pensando.

    ResponderExcluir
  5. é um assunto delicado, pois, ler a mente do ser humano ate então, é improvavel, pode ser que exista projetos de pesquisas como na entrevista só que ainda há muito o que se fazer. E não é tão facil como parece ser na reportagem

    ResponderExcluir