Por quê o Blog?

O Blog foi criado como parte de avaliação da disciplina de Processamento de Dados. O tema é Dispositivos de Entrada e Saída.
Você pode estar se perguntando, este tema será útil em minha vida? Uma coisa podemos responder: Pode não ser útil, mas é muito interessante e também uma forma de se obter mais conhecimento.
Fica a dica! Sejam bem-vindos.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Retropro... o que?

Aconteceu comigo algo curioso esta semana...
eu estava falando com as meninas do blog sobre o que eu iria postar...
ai eu me virei para tati e disse: ah!já sei.. eu posto sobre retroprojetores!
ela começou a rir de mim e me corrigiu no ato: voçê quer dizer data show né?!!
eu comecei a rir tambem e meio que sem jeito falei: é verdade.. risos... quem ainda usa retroprojetor?
a resposta foi mais para não sair como uma antiquada... já que ninguém mais sequer ouvi falar do tal aparelho.

isso me deu muito no que pensar...
Já repararam que as coisas estao evoluindo tão depressa que o que ontem era modernissimo talves hoje seja tão... ultrapassado!É a famosa construção destruidora... Quem ainda ouve falar de disquete? - eu sei, eu sei... parece até um palavrão- mas um dia foi muito últi. Porem acabou! agora é pendrive meu bem...ate mesmo o computador - aquele que fica paradinho em casa ou no trabalho - ta se tornando obsoleto... o notebook é bem mais pratico...

mas voltando ao retroprejetor...
entendam o que eu quero dizer...
não é verdade que eles nao sejam mas usados por ninguem...
(sempre havera aqueles que estao disposto a fazer resistencia...)
e não é verdade também que estou defendendo a não inovação...
so que... seria bom poder usar algo"não tão moderno" sem ser
alvo de piadas e ate de atos constrangedores

mas se voce é do tipo que gosta somente daquilo que é o que ha de mais moderno
aqui estão algumas novidades bem uteis que eu encontrei...

1>>> Dell M1095 PREÇO: R$ 1.700
Rival direto do Joybee GP1, é um pouco menor e mais leve que o oponente. Projeta imagens de 15 até 60 polegadas com a mesma resolução (858 x 600 pixels). Respeita a lei do menos é mais no seu hardware, que é simples e prático, apenas com ajuste de foco e controles para regular o contraste, cor e mudar o aspecto da imagem para widescreen. Não tem bateria e precisa ficar o tempo todo ligado à tomada. Pode ser tecnicamente inferior ao aparelho da BenQ, mas compensa no preço.
2>>> Enjoy E1 PREÇO: R$ 1.000
É o menor entre os aparelhos testados, com apenas 9 cm de comprimento, 6,4 cm de largura e 2,1 cm de espessura. Apesar do hardware de plástico, é robusto e fácil de manusear. O problema é que seu software tende a travar com o Windows XP e Vista. Não tem bateria e precisa de duas entradas USB 2.0, uma para fornecer energia e outra para transmitir a imagem. Faz projeções de até 80 polegadas (640 x 480 pixels), mas com a qualidade prejudicada pela falta de controles de nitidez, contraste, brilho e saturação.
3>>> Joybee GP1 PREÇO: R$ 2.500
Apesar de ter cerca do dobro da largura e espessura do projetor da 3M e pesar 640 gramas, a portabilidade não é problema. Projeta imagens de 15 a 80 polegadas com uma definição rimada com a da concorrência (858 x 600). Dispensa o uso de computador ou aparelhos de DVD, conectando-se diretamente a pendrives, iPods e iPhones. Não tem bateria, e seu controle remoto e menu são relativamente confusos. É um aparelho recomendável, mas o preço espanta.




SCANNER 3D




Você trabalha com imagens em três dimensões e precisa de um scanner 3D, ou é apenas um apaixonado por tecnologia e gostaria de ver seus objetos escaneados? Você então já deve saber que os modelos comerciais de scanners são muito caros, não?

Uma solução barata e eficaz para esse problema é o software open source David Laserscanner, que transforma qualquer webcam e um laser de linha em um scanner 3D, digitalizando objetos sem altos custos. Para isso, tudo que você precisa é de um PC, uma câmera e um laser que projeta uma linha sobre o objeto que pretende digitalizar.

O software foi desenvolvido pelos cientistas Dr. Simon Winkelbach e Sven Molkenstruck do Instituto de Controle de Processos e Robótica da Universidade Técnica de Braunschweig, na Alemanha.

O objeto que você deseja digitalizar tem que ser colocado no canto de uma sala ou em frente a duas telas, formando um exato ângulo de 90°; a câmera deve ser apontada para o objeto. A grande sacada do David é o fato do usuário coordenar o laser com as próprias mãos, “passeando” com o feixe do laser sobre o objeto. Aí o computador calcula automaticamente as coordenadas 3D da superfície digitalizada do objeto.

se quiserem saber mais:


http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI124024-17770-1,00-CONFIRA+OS+PRODUTOS+DE+NOSSA+SECAO+CONSUMO+DE+MARCO.html

Um comentário:

  1. Poxa Anne... muito legal o post!

    Sempre estou de olho nessas coisas, por causa de pedagogia. Afinal... terei que me munir de recursos para tornar (futuramente = daqui há 2 anos... risos) as aulas bem + interessantes.

    Mas como vc mesma disse, essas coisas mudam muito rápido. Até lá... (talvez) novos modelos e recursos irão surgir (sem contar os que devem estar em fase de teste, né? ^^).

    Obrigada pelas dicas =]

    By, Samila Naruto

    ResponderExcluir