Por quê o Blog?

O Blog foi criado como parte de avaliação da disciplina de Processamento de Dados. O tema é Dispositivos de Entrada e Saída.
Você pode estar se perguntando, este tema será útil em minha vida? Uma coisa podemos responder: Pode não ser útil, mas é muito interessante e também uma forma de se obter mais conhecimento.
Fica a dica! Sejam bem-vindos.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Melhor computador do mundo é 36.000 vezes mais rápido que um PC comum

A mais nova versão da lista dos 500 supercomputadores mais potentes do mundo foi divulgada na Conferência Internacional de Supercomputação, que aconteceu na Alemanha. A lista, que é publicada a cada dois anos, apontou dois computadores chineses entre os dez primeiros lugares, fato inédito.

Mas o primeiro lugar ainda é americano. Segundo a BBC, o computador mais potente do mundo é conhecido como Jaguar, e pertence ao Laboratório Nacional de Oak Ridge, no Tennessee. Ele possui uma velocidade de 1,75 petaflops e é usado para pesquisas em astrofísica, ciências climáticas e energia nuclear.

Um petaflop é o equivalente a um quadrilhão de cálculos por segundo. Para efeitos de comparação, um computador normal demoraria 10 horas para fazer o mesmo número de cálculos que o Jaguar faz em um segundo. Ou quatro anos para fazer o que o Jaguar faz em uma hora. Ou seja, é 36 mil vezes mais rápido que um PC.

http://revistagalileu.globo.com/Revista

9 comentários:

  1. Só de pensar nisso, dá uma tristeza... (risos)
    O bom é que os PC's disponíveis no mercado, acabam suprindo, a necessidade de grande parte da população e a cada dia são disponibilizados, para venda, PC's mais potentes.

    *Muito legal essas "curiosidades" que vcs postam... Sucesso!
    ;]

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Samila, mas será que algum dia essa tecnologia será disponivel para gente? meros mortais? ASAASHUSUAH

    ;*

    ResponderExcluir
  4. Por enquanto não é pensável ter uma tecnologia dessas para usuários normais, pois não temos a necessidade de tanto. Mas quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  5. a UFAM comprou 10 desses computadores aí ;)

    ResponderExcluir
  6. Sonhar é preciso!!!
    A miséria do Brasil pode acabar e o Jaguar pode chegar as nossas mesas - MITO ou REALIDADE?
    Bom pra quem usava pombo correio na comunicação e hoje tem a super BANDA LARGA acho que tudo é possivel.

    ResponderExcluir