Por quê o Blog?

O Blog foi criado como parte de avaliação da disciplina de Processamento de Dados. O tema é Dispositivos de Entrada e Saída.
Você pode estar se perguntando, este tema será útil em minha vida? Uma coisa podemos responder: Pode não ser útil, mas é muito interessante e também uma forma de se obter mais conhecimento.
Fica a dica! Sejam bem-vindos.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Evolução


Caros colegas, na minha apresentação falei sobre a evolução do computador até os dias de hoje. Hoje falarei um pouquinho da primeira interface gráfica.

Na qual a década de 70 é marcada pelo grande aperfeiçoamento da informática e a criação de novidades que revolucionarima a sua história, como a interface gráfica desenvolvida pela Xerox em 1973, a criação da Microsoft em 1975 e da Apple Computers, Inc em 1977.
O caso da Xerox é um caso clássico. A primeira interface gráfica desenvolvida por eles trouxe uma grande inovação, o mouse. Maspor conta da realidade do mercado da época, eles acabaram doandoas tecnologias à Apple Computers, por não enxergarem um fim comercial para esse produto.

É óbvio que a história não se resume a isso, muitos acontecimentos marcaram o mercado da computação gráfica, mas o que importa aqui é como ele chegou a nós nos dias de hoje. A Apple e a Microsoft desenvolveram um papel importante nesse sentido, por que juntas tornaram o microcomputador bastante popular e essa popularização acarretou em custos mais baixos e um maior número de pessoas familiarizadas com essa tecnologia.A informática a muito vem se desenvolvendo, mas ela era bastante restrita. As universidades, o exército e as grandes coorporações eram das poucas instituições que contavam com fundos monetários para dispor de tais bens. Os anos 70 e 80 revolucionaram essa realidade, oferecendo ao grande público a oportunidade de, mediante a uma quantia razoável, dispor dessa tecnologia em casa ao alcance das mãos.Daí vemos surgir aqueles programinhas bobinhos que aos poucos aperfeiçoaram-se e se tornaram os monstros de eficiência que são hoje.

Fonte: http://www.guiadohardware.net/artigos/computacao-grafica-iniciantes/

8 comentários:

  1. Absolutamente. muito a computaçao tem evoluído e muito ainda tem a evoluir, não duvidem de nada quanto ao que se refer a evoluçao tecnológica, pois estamos cada vez mais dependentes da mesma. Quem sabe um dia seremos 'engolidos' por ela? afinal de contas não conseguimos mais viver sem.

    ResponderExcluir
  2. /maldita inclusão digital, ainda prefiro quando computadores eram coisas só de "milionários"
    sério...encontramos cada peça rara por aí nesse mundo virtual
    rs
    computadores de madeira *-*

    ResponderExcluir
  3. Olá GarotasADM e Maurício,

    faltam algumas ações importantes no blog de vocês:

    - a identificação e tema do blog (Qual o por que desse blog? Dispositivos de Entrada e Saída?)

    - disponibilizar a apresentação SEMI-FINAL..

    Como falei em sala de aula, sem estas ações a nota do blog pode ficar prejudicada..

    Façam-nas o mais rápido possível..

    R

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Professor, a apresentação semi-final já está no Blog. Só está faltando a final.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza, a evolução dos computadores é uma longa história, mas se pararmos para analisar o que demorou mesmo foi alguém inventa-lo, pois afinal, hoje surgem tantos diferentes tipos de computadores que nos mesmos nos perdemos em saber qual o mais evoluído, o bom é que as evoluções são cada vez melhores e cada vez mais acessíveis, influenciando a todos ter acesso a internet, já penso, no inicio era quase impossível alguém comprar um computador, hoje em dia é muito simples, e isso será cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  7. achei bastante legal a figura.
    Que bom que a Apple e a Microsoft juntas facilitaram as coisas criando microcomputador bastante popular.

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha a tecnologia já esta muito avançada e a tendência é crescer cada vez mais. Como vc mesmo citou,antigamente,provavelmente entre a década de 60 a 70 essa tecnologia era muito restrita,as universidades, o exército e as grandes coorporações eram das poucas instituições que tinham acesso. Atualmente,a maioria das pessoas tem acesso à informática, aqui no Brasil então, vc pode ter acesso em lan houses, shopping, e grande parte da população possui um computador em sua casa.

    ResponderExcluir