Por quê o Blog?

O Blog foi criado como parte de avaliação da disciplina de Processamento de Dados. O tema é Dispositivos de Entrada e Saída.
Você pode estar se perguntando, este tema será útil em minha vida? Uma coisa podemos responder: Pode não ser útil, mas é muito interessante e também uma forma de se obter mais conhecimento.
Fica a dica! Sejam bem-vindos.

terça-feira, 8 de junho de 2010


Dispositivos de entrada de realidade virtual

Se você não tem um sistema CAVE ou dinheiro para comprar um DataSuit, ainda existem algumas opções disponíveis que você pode oferecer aos usuários como uma maneira de circular em um ambiente virtual sem usar um joystick. Pesquisadores acreditam que dispositivos que permitem navegação mais natural dentro de um ambiente de RV também aumentam a sensação de imersão do usuário. Com isso em mente, os engenheiros e cientistas desenvolveram alguns sistemas diferentes para navegação de usuário.
Um sistema é a esteira. Uma esteira é útil porque o usuário permanece parado em relação ao mundo real, mas sente como se estivesse, de fato, andando em um ambiente virtual. Pesquisadores descobriram que é relativamente fácil vincular uma esteira a um sistema de computador para que os passos do usuário resultem em um ajuste apropriado nos gráficos do sistema. Uma limitação óbvia das esteiras normais é que você só pode andar em duas direções: para trás e para frente.
Algumas empresas desenvolveram esteiras multidirecionais. Esses dispositivos permitem ao usuário andar em qualquer direção. Esteiras normais usam um único motor que exerce força tanto para frente quanto para trás em relação ao usuário. Esteiras multidirecionais usam dois motores: da perspectiva do usuário, a esteira pode exercer força para frente, para trás, para a esquerda e para a direita. Com ambos os motores trabalhando juntos, a esteira pode permitir que um usuário caminhe em qualquer direção que ele escolher sobre uma superfície de caminhada envolta por um complexo sistema de cintas e cabos.

Uma alternativa à esteira é um capacho de pressão. Você pode ter visto capachos de pressão usados em videogames como o "Dance Dance Revolution." Eles são compostos de vários tipos de sensores de pressão, apesar de os mais comuns serem os sensores de pressão eletromecânicos. Um sensor de pressão eletromecânico é um relé, que é acionado quando a pressão é aplicada ao sensor. Quando o circuito se fecha, uma corrente elétrica corre através dele, sinalizando a CPU para que faça mudanças na saída gráfica enviada ao usuário.
A empresa VirtuSphere, Inc. oferece uma maneira única de circular dentro de um ambiente virtual. O dispositivo se parece com uma roda de hamster em tamanho humano: o usuário entra na esfera e anda sobre ela. A esfera é posicionada sobre uma plataforma estável que tem várias rodas que se apóiam contra a esfera, o que permite que ela gire em qualquer direção ao mesmo tempo que permanece em uma posição fixa. Sensores nas rodas informam à CPU em qual caminho o usuário está andando e a visão dentro do HMD do usuário muda de acordo com o caminho.

Dentro de sistemas CAVE, alguns pesquisadores de RV estão experimentando uma técnica chamada hápticos passivos. "Háptico" refere-se à sensação de toque; assim, um sistema háptico é aquele que fornece ao usuário uma realimentação física. Um joystick com tecnologia de realimentação de força é um exemplo de um dispositivo de interface háptica. Os hápticos passivos são um pouco diferentes porque não exercem a força ativamente contra um usuário. Em vez disso, os hápticos passivos são objetos que fisicamente representam elementos virtuais em um ambiente de RV. Por exemplo, uma mesa dobrável real pode se dobrar como um balcão de cozinha virtual. Ter algo real para tocar em um ambiente virtual aperfeiçoa a sensação de imersão do usuário e ajuda-o a navegar através da simulação.

Um comentário:

  1. A realidade virtual começa, agora sim, a nascer.Ela não é mais sonho nou ficção.Os equipamentos de informática não se comparam àqueles que dispunhamos há 20 anos e as teorias matemáticas capazes de criar a lógica necessária para os programas de realidade virtual começam a tomar corpo.É apenas uma questão de tempo para que sejamos surpreendidos com equipamentos mais fantásticos de realidade virtual,algo que,certamente,mudará nossa vida diária.

    ResponderExcluir