Por quê o Blog?

O Blog foi criado como parte de avaliação da disciplina de Processamento de Dados. O tema é Dispositivos de Entrada e Saída.
Você pode estar se perguntando, este tema será útil em minha vida? Uma coisa podemos responder: Pode não ser útil, mas é muito interessante e também uma forma de se obter mais conhecimento.
Fica a dica! Sejam bem-vindos.

sexta-feira, 30 de abril de 2010




Lembram daquelas canetas de seis cores que todo mundo queria ter uma?
E depois então, aquela outra caneta dourada com relógio digital? Era o máximo naquela época.
Pois é, mas hoje em dia elas estão bem mais avançadas, é o que propõe este Japa aí do lado. Com cinco delas ele fez um computador de última geração.

Elas se comunicam entre si via infra-vermelho e note que o teclado é um feixe de laser projetado sobre a mesa, assim como também o monitor.

http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=5

segunda-feira, 26 de abril de 2010

QRCODE - Código de barras bidimensional




O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por câmeras digitais em formato VGA, como as de celulares.
O QR Code é muito usado no Japão.
Inicialmente usados para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário em uma grande variedade de indústrias.
Desde 2003 estão sendo desenvolvidas aplicações direcionadas para ajudar os usuários na entediante tarefa de adicionar dados em telefones celulares.
Os QR Codes são muito comuns também em revistas e propagandas, onde usam-se os códigos para guardar endereços e URLs, além de informações pessoais detalhadas, no caso de cartões de visitas, facilitando muito a inserção destes dados em agendas de telefones celulares. Consumidores com programas de captura ou PCs com interface RS-232C podem usar um scanner para capturar as imagens.


http://www.vivaolinux.com.br/artigo/QRCODE-Codigo-de-barras-bidimensional

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pen drive da Corsair se diz o mais rápido

A Corsair lançou mais um desses pen drives que poucas pessoas terão. É o Flash Voyager GT, que além de 128 GB, se considera o pen drive mais veloz que existe.A história é tão estranha que a Corsair diz que seu pen drive é tão rápido, mas tão rápido, que as limitações das entradas USB 2.0 impedem a novidade de alçar voos ainda mais altos. Ou seja, esperar o USB 3.0 era demais para os engenheiros da Corsair, amigos.Na parte dos números, o pen drive deve atingir marcas de respeito mesmo. Segundo a Corsair, ele alcança 32 MB por segundo em leitura e 25,6 MB por segundo em escritura. É aí, segundo eles, que as limitações do USB 2.0 entram em ação e seguram a potência.O Flash Voyager GT é revestido em borracha e resistente à água, para não deixar 128 GB tão frágeis, certo? Ele conta também com uma garantia de dez anos. Ele já está à venda, mas o preço que é bom, ninguém quer falar.

USB 3.0: O USB foi um dos melhores inventos do meio computacional. Depois de fabricado, tudo é conectado ao computador com facilidade como: câmera, impressora, pen drive, HDs e outros gadgets. Com a nova versão, o USB 3.0, a transmissão de dados será de 4.8 Gbps, ou seja, dez vezes mais rápida que a tecnologia anterior, já que a 2.0 possui uma taxa de transferência de 480 Mbps. Tente imaginar a transferência de dados em enormes tamanhos, como por exemplo, de filmes e músicas em apenas alguns segundos.

Anunciado o fim do monitor, mouse e teclado. Solução: Holografia sólida interativa!


Imagine a engine do Google Earth (criar estruturas 3D à partir de colagens de fotos 2D), agora projete a imagem (holográfica) no meio de sua sala, à partir de quatro ou mais projetores fixados nas paredes de sua sala. Use uma luva wireless com magnetos e coloque sensores na sala que localizem os magnetos, seus movimentos e ações. Via software, faça um sincronismo entre as posições das imagens projetadas e as posições e ações da luva. Surpresa= monitor, mouse e teclado holográficos 3D sólidos e interativo.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mão robótica permite toque através da web


SÃO PAULO – Pesquisadores da Universidade Chinesa desenvolvem mão robótica que permite aos usuários de internet uma sensação de toque durante interação online.

A tecnologia é voltada para pessoas que usam softwares de mensagem instantânea como MSN.

Segundo informações do jornal South China Morning Post, a ideia do Professor Liu Yun-hui é prover interação física para aqueles que moram longe de suas famílias.

Além de repetir os movimentos dos dedos, a mão robótica também reproduz sinal de V (da paz), de OK e até apertos de mão – nesse caso, ela também simula a força real do usuário.

Para se fazer sentir por quem está do outro lado do monitor, é preciso colocar sensores no braço, parecidos com um relógio, que detectam sinais eletrônicos gerados pela contração muscular. Cada músculo dos dedos gera sinais próprios, que são interpretados por um software e transmitidos para a outra pessoa através da internet – e reproduzidos pelo equipamento.

Por enquanto, a transmissão tem um delay de segundos, que deve ser corrigido até o Natal, quando o produto será lançado para o mercado com uma aparência mais real, coberto com pele artificial. O preço estimado será de US$100, com o sensor incluso.

No futuro, os pesquisadores dizem ser possível incluir outras habilidades, como a detecção de temperatura.


FONTE: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/mao-robotica-permite-toque-atraves-da-web-14042010-30.shl

terça-feira, 13 de abril de 2010

Que tal ficar INVISIVEL??



A capa da invisibilidade já é uma realidade, criada por cientistas da Universidade de Tóquio.
Uma pessoa vesti uma capa, parecida com a de chuva, se posiciona em um local específico, fazendo com que seja possível observar através dela. Incrível não?? Porém não funciona por magia , como acharam o fãs de Harry Potter (lamento decepcioná-los rsrsr) e para que tal "fenômeno" aconteça, é necessário uma série de equipamentos:

*roupa feita de material altamente refletivo
*câmera de vídeo
*computador de alta performance

*projetor
*espelho especial semi-prateado chamado de combinador


Aplicação úteis desta tecnologia:
*os pilotos ao pousar um avião poderiam usar esta tecnologia para fazer o chão da cabine ficar transparente. Assim, para ver a pista e o trem de pouso bastaria olhar para baixo;
*os médicos ao fazer uma cirurgia poderiam usar a camuflagem ótica para verem através das mãos e dos instrumentos os tecidos do paciente;
*fornecer uma visão do lado de fora de ambientes sem janelas é uma das aplicações mais extravagantes para esta tecnologia, mas que pode melhorar o bem-estar psicológico das pessoas em tais ambientes;
*motoristas dando ré em seus carros poderiam tirar vantagem da camuflagem ótica. Uma olhada rápida para trás através da traseira transparente de seu carro ajudaria o motorista a saber quando parar.

Ou mesmo na apresentação de trabalho, as pessoas vão poder olhar simultaneamente para o palestrante e para o exposição.


Como o meu objetivo não é tornar essa matéria muito extensa e chata ( o que não é), deixo aqui uns links para maiores informações, garanto que é bastante interessante: ^^


http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/06/040614_capaas.shtml


http://www.isaacelias.com/capa.htm


http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?channelid=00000219-0000-0000-0000-000000000219&contentid=F7C47574-C417-47B2-B3FA-9C2FB3FDA030





quinta-feira, 8 de abril de 2010

Bambouse, um mouse feito de Bambu



A idéia dos fabricantes em ainda tentar renovar as linhas ou modelos, alterando design, funções e tudo mais vai longe: O designer en-Tint Tseng da Universidade de Shih Chien projetou um mouse de Bambu, pensando que usando material mais facilmente reciclável, estaria ajudando o meio-ambiente (mas e a devastação dos Bambus?).

Muito diferente dos mouses comuns, ele é leve e tem um desenho bastante curioso… “e o forno é a Criatividade”

http://www.hitechlive.com.br

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Você é sua senha!!


As informações no unverso virtaul sofrem muitas modificações, por esse motivo as organizações empresariais vem investindo cada vez mais em meios mais seguros para proteção dessas informações. A indentificação e autenticação de usuários são um dos focos para assegurá-la.

Exitem várias forma de autenticação: usando sennha, PIN, cartão magnético, smart card (cartão inteligente), porém a mais eficiênte é a biometria. Por meio desta é possível adquirir a caracterítica física e mensurável de uma pessoa, e através de tal pode utilizá-la como senha para o acesso a ambientes restritos. As tecnologias de identificação biométricas podem ser por meio da impressão digital, pela retina, pelo irís, pela geometria da mão, entre outros.

Esse dispositivo é muito importante pois, imagine o que aconteceria se um acesso à informações sigilosas ou à redes de computadores "cair em mãos erradas"??
Mais informações:

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Engenheiro cria USB 'infinito'



Quem nunca sentiu falta de mais uma entrada para USB em seu computador? Com a presença cada vez maior desse tipo de cabo em gadgets e apetrechos diversos, essa falta acaba irritando até o mais calmo dos geeks. Pensando nisso, o designer e engenheiro chinês Gonglue Jiang criou o cabo USB "infinito", que permite a conexão de inúmeros USBs numa mesma entrada. Segundo o site Yanko Design, a invenção tem ainda uma outra vantagem: as várias cores dos cabos vão permitir que você não se confunda entre eles.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI128583-17770,00-ENGENHEIRO+CRIA+USB+INFINITO.html