Por quê o Blog?

O Blog foi criado como parte de avaliação da disciplina de Processamento de Dados. O tema é Dispositivos de Entrada e Saída.
Você pode estar se perguntando, este tema será útil em minha vida? Uma coisa podemos responder: Pode não ser útil, mas é muito interessante e também uma forma de se obter mais conhecimento.
Fica a dica! Sejam bem-vindos.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mão robótica permite toque através da web


SÃO PAULO – Pesquisadores da Universidade Chinesa desenvolvem mão robótica que permite aos usuários de internet uma sensação de toque durante interação online.

A tecnologia é voltada para pessoas que usam softwares de mensagem instantânea como MSN.

Segundo informações do jornal South China Morning Post, a ideia do Professor Liu Yun-hui é prover interação física para aqueles que moram longe de suas famílias.

Além de repetir os movimentos dos dedos, a mão robótica também reproduz sinal de V (da paz), de OK e até apertos de mão – nesse caso, ela também simula a força real do usuário.

Para se fazer sentir por quem está do outro lado do monitor, é preciso colocar sensores no braço, parecidos com um relógio, que detectam sinais eletrônicos gerados pela contração muscular. Cada músculo dos dedos gera sinais próprios, que são interpretados por um software e transmitidos para a outra pessoa através da internet – e reproduzidos pelo equipamento.

Por enquanto, a transmissão tem um delay de segundos, que deve ser corrigido até o Natal, quando o produto será lançado para o mercado com uma aparência mais real, coberto com pele artificial. O preço estimado será de US$100, com o sensor incluso.

No futuro, os pesquisadores dizem ser possível incluir outras habilidades, como a detecção de temperatura.


FONTE: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/mao-robotica-permite-toque-atraves-da-web-14042010-30.shl

Um comentário:

  1. Achei o preço bem acessível e uma ótima idéia para aproximar as pessoas que estão longe. Não vejo a hora de poder sentir a temperatura!

    ResponderExcluir